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Cursos

Como funcionam nossos cursos?

Marcos do Desenvolvimento Infantil e Protocolo IDADI

OBJETIVOS

  • Pré- requisitos da aquisição e aprendizagem infantil: atenção, memória, habilidades auditivas, processamento sensorial, funções executivas
  • Marcos do desenvolvimento infantil Fisico/motor, cognitivo/linguístico, social/emocional de 0 a 6 anos
  • Apresentação do Protocolo IDADI: aplicação, preenchimento on-line, tabulação dos dados, construção dos gráficos e interpretação

O Inventário IDADI Possibilita avaliação abrangente do desenvolvimento infantil. Dentre suas principais aplicações destacam-se a avaliação de suspeita de atrasos ou de transtornos do neurodesenvolvimento, o monitoramento longitudinal do desenvolvimento infantil e o acompanhamento da efetividade ou eficácia de intervenções na primeira infância. Pode ser utilizado por profissionais da área de saúde e educação que atuam na infância.

APLICAÇÃO

A aplicação do IDADI é realizada por meio do relato parental (ou responsáveis pela criança). Existem múltiplas possibilidades de interpretação, considerando escores padronizados, escores desenvolvimentais e escalonamento comportamental, a partir das normas apropriadas para cada faixa etária.

PÚBLICO-ALVO

Bebês e crianças entre quatro e 72 meses de idade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Marcos do desenvolvimento nas áreas correspondentes ao protocolo

2. Revisão teórica de base

3. Critérios de aplicação

4. Marcação e registro

5. Tabulaçao de dados

6. Analise quali-quantitativa

7. I IDADI e o planejamento terapêutico

Profª Fgª Juliana Rocha 

Exercícios Miofuncionais 

  • Exercícios dinâmicos (isotônicos) ;
  • Exercícios estáticos (isométricos);
  • Exercícios de contra-resistência;
  • Exercícios para trabalhar a mastigação, deglutição, sucção e respiração;
  • Direcionados para a musculatura dinâmica da face, musculatura da língua e anel cervical;
  • Como e quando utilizá-los ;
  • Avaliação da função muscular do paciente ;
  • Escolha dos exercícios ;
  • Exercícios e treinos diários ;
  • Apresentação de casos clínicos do palestrante através de fotos e filmagens com o objetivo de aprimorar o olhar de diagnóstico dos pacientes.

Profª Fgª Patrícia Faro – CRFª (2-5167)

Treinamento Auditivo: Princípios, Etapas e Relatório de Avaliação

1. Princípios da plasticidade neuronal – fortalecimento das conexões sinápticas
2. Mudanças funcionais e estruturais no Sistema Nervoso Central
3. Processamento botton-up e top-down: considerações para o treinamento auditivo
4. Etapas e princípios do Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado e Informal – estímulos não verbais, verbais e a aplicação de estratégias linguísticas, cognitivas e metacognitivas
5. Como redigir e interpretar o relatório de avaliação e reavaliação?

Profª Ms Pamela Lunardelo

ETTG – Estimulação Tátil Térmica Gustativa

Programa:

• Aspectos neurofuncionais – fisiologia, anatomia e funcionamento do SNC envolvidos na alimentação.

• Aspectos das funções neurofuncionais envolvidas nos sentidos.

• Recurso para “manutenção da memória” gustativa.

• Nossos sentidos (olfato, paladar e tato) e sua relação com o funcionamento neurovegetativo.

• ETTG o que é? Recurso Neurofuncional – estratégia terapêutica adequada.

• ETTG – existem contraindicações? Quais as indicações?

• Como e quando utilizar? Experimentação dos recursos da ETTG com prática de exercícios.

Silvia Cristina Marra –  Graduação de Fonoaudiologia, pela PUCSP (1991) e Mestrado em

Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), Especialista no

Método Neuroevolutivo Bobath e em Equoterapia. Professora de Cursos de Ext ensão,

Aprimoramento e Especialização das Faculdade FIAMA, Faculdade FAL, Faculdade INCISA/IMAM,

Instituto Habitus de Planejamento, Faculdade Novo Horizonte, Fonoaudioálogo Educação

Linguagem Infantil – Terapia Diagnóstica

Programa:

• Terapia diagnóstica

• Intervenção direta x intervenção indireta

• Discussão de objetivos, condutas e materiais através da análise de casos clínicos.

Profª Drª Ecília Paula Mesquita

CECEIO FRONTAL – CECEIO LATERAL /l/ e /r/  

Conteúdo programático : 

– Raciocínio fisiológico para tratamento dos ceceio frontal, lateral, instalação do /l/ e do /r/
– Anatomia e fisiologia dos músculos  envolvidos neste tratamentos
– Itens importantes para serem abordados na anamnese destes casos e o porquê
– Quais os profissionais que devemos encaminhar e porquê
– Avaliação do véu palatino, tonsilas palatinas, frênulo lingual e demais estruturas relacionadas aos casos de ceceio e instalação do /l/ e /r/
– relação entre tipologia facial e os ceceios 
– Estimulação intra e extra oral para específica para cada caso
– manobras e manipulações específicas para cabeça e pescoço para potencializar o tratamento 
– Etapas da terapia para atingir a melhor performance do paciente (postura, propriocepção, conscientização, manobras e manipulações específicas , o que contrair ou relaxar  é porquê, treino miofuncional e funções do SE)
– Quais os critérios para elaborar o planejamento terapêutico miofuncional
– Como selecionar os exercícios miofuncionais e a função do sistema estomatoglossognático para o seu paciente 
– Qual o tipo, quantidade e modo de execução cada exercício miofuncional para ceceio frontal, lateral, instalação do /l/ e /r/
– Workshop dos exercícios miofuncionais e funções do SE propostos 
–  Apresentação de casos
– Artigos científicos relacionados ao tema

Ministrante : Profª Fgª Patrícia Faro
Materiais : 

  • 1 saquinho de mini disquete(chocolate)
  • Bexiga ou língua de sogra ou apito
  • Seringa de 10 ml ou 20 ml
  • Garrote 11 mm ou 7 mm
  • 10 balas 7 belo
  • Ovinhos de amendoim da marca elma chips 
  • Luvas de vinil
  • Algodão 
  • Soro fisiológico 
  • Hashi
  • 2 canudos 
  • Elástico ortodôntico maior tipo elástico bem pequeno para cabelo de menina

Atualizações sobre Laudo Audiológico baseado no Novo Guia de Orientação do Conselho de Audiologia

  • Como descrever quando os limiares auditivos ;
  • Aprenda a descrever o laudo baseado nos 5 passos :
    • Tipo 
    • Grau
    • Configuração 
    • Simetria
    • Lateralidade
  • Entendendo como se faz a classificação de cada um desses itens acima.

Profª Ms Ariane Rissatto ( CRFª 2-14587)

TEA : Transtorno da Comunicação Social e Mutismo

  • Critérios diagnósticos segundo manuais internacionais;
  • Avaliação fonoaudiológica em TEA, TCS e mutismo seletivo;
  • Diagnóstico diferencial entre TEA, TCS e mutismo seletivo;
  • Possibilidades de intervenção fonoaudiológica em TEA, TCS e mutismo seletivo;
  • Atualidades segundo a literatura especializada;
  • Atuação interdisciplinar nos casos.

Profº Drº Matheus Francoy Alpes ( crfª 2-20067)