Cursos
Como funcionam nossos cursos?
- 09 e 23 de Abril
- 19h às 22h
Marcos do Desenvolvimento Infantil e Protocolo IDADI
OBJETIVOS
- Pré- requisitos da aquisição e aprendizagem infantil: atenção, memória, habilidades auditivas, processamento sensorial, funções executivas
- Marcos do desenvolvimento infantil Fisico/motor, cognitivo/linguístico, social/emocional de 0 a 6 anos
- Apresentação do Protocolo IDADI: aplicação, preenchimento on-line, tabulação dos dados, construção dos gráficos e interpretação
O Inventário IDADI Possibilita avaliação abrangente do desenvolvimento infantil. Dentre suas principais aplicações destacam-se a avaliação de suspeita de atrasos ou de transtornos do neurodesenvolvimento, o monitoramento longitudinal do desenvolvimento infantil e o acompanhamento da efetividade ou eficácia de intervenções na primeira infância. Pode ser utilizado por profissionais da área de saúde e educação que atuam na infância.
APLICAÇÃO
A aplicação do IDADI é realizada por meio do relato parental (ou responsáveis pela criança). Existem múltiplas possibilidades de interpretação, considerando escores padronizados, escores desenvolvimentais e escalonamento comportamental, a partir das normas apropriadas para cada faixa etária.
PÚBLICO-ALVO
Bebês e crianças entre quatro e 72 meses de idade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Marcos do desenvolvimento nas áreas correspondentes ao protocolo
2. Revisão teórica de base
3. Critérios de aplicação
4. Marcação e registro
5. Tabulaçao de dados
6. Analise quali-quantitativa
7. I IDADI e o planejamento terapêutico
Profª Fgª Juliana Rocha
- 23 e 24 de Abril
- 19h às 22h30
Exercícios Miofuncionais
- Exercícios dinâmicos (isotônicos) ;
- Exercícios estáticos (isométricos);
- Exercícios de contra-resistência;
- Exercícios para trabalhar a mastigação, deglutição, sucção e respiração;
- Direcionados para a musculatura dinâmica da face, musculatura da língua e anel cervical;
- Como e quando utilizá-los ;
- Avaliação da função muscular do paciente ;
- Escolha dos exercícios ;
- Exercícios e treinos diários ;
- Apresentação de casos clínicos do palestrante através de fotos e filmagens com o objetivo de aprimorar o olhar de diagnóstico dos pacientes.
Profª Fgª Patrícia Faro – CRFª (2-5167)
- 27 de Abril
- 09h às 12h e das 13h30 às 16h30
Treinamento Auditivo: Princípios, Etapas e Relatório de Avaliação
1. Princípios da plasticidade neuronal – fortalecimento das conexões sinápticas
2. Mudanças funcionais e estruturais no Sistema Nervoso Central
3. Processamento botton-up e top-down: considerações para o treinamento auditivo
4. Etapas e princípios do Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado e Informal – estímulos não verbais, verbais e a aplicação de estratégias linguísticas, cognitivas e metacognitivas
5. Como redigir e interpretar o relatório de avaliação e reavaliação?
Profª Ms Pamela Lunardelo
- 18 de Maio
- 08h às 12h e 13h30 às 17h30
ETTG – Estimulação Tátil Térmica Gustativa
Programa:
• Aspectos neurofuncionais – fisiologia, anatomia e funcionamento do SNC envolvidos na alimentação.
• Aspectos das funções neurofuncionais envolvidas nos sentidos.
• Recurso para “manutenção da memória” gustativa.
• Nossos sentidos (olfato, paladar e tato) e sua relação com o funcionamento neurovegetativo.
• ETTG o que é? Recurso Neurofuncional – estratégia terapêutica adequada.
• ETTG – existem contraindicações? Quais as indicações?
• Como e quando utilizar? Experimentação dos recursos da ETTG com prática de exercícios.
Silvia Cristina Marra – Graduação de Fonoaudiologia, pela PUCSP (1991) e Mestrado em
Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), Especialista no
Método Neuroevolutivo Bobath e em Equoterapia. Professora de Cursos de Ext ensão,
Aprimoramento e Especialização das Faculdade FIAMA, Faculdade FAL, Faculdade INCISA/IMAM,
Instituto Habitus de Planejamento, Faculdade Novo Horizonte, Fonoaudioálogo Educação
- 18 de Maio
- 09h às 12h e das 13h30 às 16h30
Linguagem Infantil – Terapia Diagnóstica
Programa:
• Terapia diagnóstica
• Intervenção direta x intervenção indireta
• Discussão de objetivos, condutas e materiais através da análise de casos clínicos.
Profª Drª Ecília Paula Mesquita
- 21 e 22 de Maio
- 19h às 22h30
CECEIO FRONTAL – CECEIO LATERAL /l/ e /r/
Conteúdo programático :
– Raciocínio fisiológico para tratamento dos ceceio frontal, lateral, instalação do /l/ e do /r/
– Anatomia e fisiologia dos músculos envolvidos neste tratamentos
– Itens importantes para serem abordados na anamnese destes casos e o porquê
– Quais os profissionais que devemos encaminhar e porquê
– Avaliação do véu palatino, tonsilas palatinas, frênulo lingual e demais estruturas relacionadas aos casos de ceceio e instalação do /l/ e /r/
– relação entre tipologia facial e os ceceios
– Estimulação intra e extra oral para específica para cada caso
– manobras e manipulações específicas para cabeça e pescoço para potencializar o tratamento
– Etapas da terapia para atingir a melhor performance do paciente (postura, propriocepção, conscientização, manobras e manipulações específicas , o que contrair ou relaxar é porquê, treino miofuncional e funções do SE)
– Quais os critérios para elaborar o planejamento terapêutico miofuncional
– Como selecionar os exercícios miofuncionais e a função do sistema estomatoglossognático para o seu paciente
– Qual o tipo, quantidade e modo de execução cada exercício miofuncional para ceceio frontal, lateral, instalação do /l/ e /r/
– Workshop dos exercícios miofuncionais e funções do SE propostos
– Apresentação de casos
– Artigos científicos relacionados ao tema
Ministrante : Profª Fgª Patrícia Faro
Materiais :
- 1 saquinho de mini disquete(chocolate)
- Bexiga ou língua de sogra ou apito
- Seringa de 10 ml ou 20 ml
- Garrote 11 mm ou 7 mm
- 10 balas 7 belo
- Ovinhos de amendoim da marca elma chips
- Luvas de vinil
- Algodão
- Soro fisiológico
- Hashi
- 2 canudos
- Elástico ortodôntico maior tipo elástico bem pequeno para cabelo de menina
- 23 de Maio
- 19h às 22h
Atualizações sobre Laudo Audiológico baseado no Novo Guia de Orientação do Conselho de Audiologia
- Como descrever quando os limiares auditivos ;
- Aprenda a descrever o laudo baseado nos 5 passos :
- Tipo
- Grau
- Configuração
- Simetria
- Lateralidade
- Entendendo como se faz a classificação de cada um desses itens acima.
Profª Ms Ariane Rissatto ( CRFª 2-14587)
- 25 de Maio
- 09h às 12h e das 13h30 às 16h30
TEA : Transtorno da Comunicação Social e Mutismo
- Critérios diagnósticos segundo manuais internacionais;
- Avaliação fonoaudiológica em TEA, TCS e mutismo seletivo;
- Diagnóstico diferencial entre TEA, TCS e mutismo seletivo;
- Possibilidades de intervenção fonoaudiológica em TEA, TCS e mutismo seletivo;
- Atualidades segundo a literatura especializada;
- Atuação interdisciplinar nos casos.
Profº Drº Matheus Francoy Alpes ( crfª 2-20067)