Cursos

Como funcionam nossos cursos?

FOTOBIOMODULAÇÃO TRANSCRANIANA

Programa do Curso : 

  • Neurofisiologia;
  • Mecanismo de ação da terapia de Fotobiomodulação no tecido cerebral;
  •  Modulação no Sistema nervoso central com a terapia de Fotobiomodulação; Discussão de estudos;
  • Fotobiomodulação nos pacientes neurológicos;
  • Estimulo cognitivo;
  • Fotobiomodulação Transcraniana e  sua relação com a Fonoaudiologia; Parâmetros dosimétricos.

Com a Profª Mestre Luciana Paes Torres ( CRFa 2-  7336)

Modelo comportamental e modelo desenvolvimentista na intervenção para TEA

O curso tem como objetivo ensinar estratégias baseadas nas abordagens comportamental e desenvolvimentista social – pragmática para lidar com comportamentos interferentes em crianças, visando maior sucesso nos atendimentos, com maior participação e adesão do paciente.

  • Introdução sobre a abordagem desenvolvimentista social-pragmática
  • Introdução sobre a abordagem comportamental  -ABA
  • Semelhanças e diferenças entre as abordagens 
  • Práticas Baseadas em evidências no Transtorno do Espectro do Autismo
  • A importância do uso do suporte transacional e o que são
  • Manejo de comportamento interferente Baseado  nas abordagens desenvolvimentista e comportamental
  • Práticas com discussão de casos

Profa Dra. Viviane Valino

Motricidade Orofacial  e Alteração de Fala: Novos Recursos para Instalação de Fonemas

O objetivo do curso é mostrar a importância dos exercícios miofuncionais para otimizar a instalação dos fonemas bilabiais, fricativos, linguodentais, linguopalatais ….. além de trazer mais possibilidades de inovar as terapias dos fonoaudiólogos com materiais novos que que utilizo nas terapias de MO e Fala, que levam o paciente a aderir à terapia, diminuindo o tempo de tratamento e evitando recidivas.

Irei mostrar os materiais novos que utilizo para as seguintes estruturas orofaciais e fazer a correlação entre os exercícios miofuncionais e a melhora da propriocepção e conscientização para produção dos fonemas que necessitam das estruturas abaixo 

• Orbicular dos lábios 

• Bucinadores

• Língua

• Véu palatino

Além disto este trabalho conjunto  ira proporcionar uma adequação das funções do sistema estomatognático, para cada função irei mostrar o que existe de materiais novos obter resultados, com: 

• Respiração

• Sucção

• Deglutição

• Matigação

• Articulação da fala

Profa. Fga. Patrícia Faro

Apraxia e Disartria na infância: Diagnóstico Diferencial e Abordagens Terapêuticas – com a Profa Dra. Elisabete Giusti

Conteúdo Programático : 

  • Disartria na Infância x pesquisas atuais. 
  • Definição e caracterização 
  • Disartria e Apraxia: diagnóstico diferencial 
  • Roteiro de Avaliação 
  • Abordagens terapêuticas

Profa. Dra. Elisabete Giusti ( CRFa 2 –  9473)

APRIMORAMENTO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA – Inscrição

  • Ênfase em avaliação e reabilitação 
  • Linguagem oral: atraso de linguagem e TDL
  • Linguagem oral: transtorno dos sons da fala
  • Alterações de fala de origem fonética e motricidade orofacial
  • Deficiência intelectual e T21
  • TEA
  • Transtornos motores da fala e apraxia de fala
  • Gagueira 
  • PAC nas demandas de linguagem oral e escrita
  • Seletividade alimentar
  • Aplicação de protocolos clínicos

Duração : 10 meses ( um sábado por mês ) das 8 às 12 h e das 13 :30 às 17 :30 h 
On-line ao vivo . Início  22/Fevereiro 
Com certificado, material de apoio e revisão das aulas gravadas ) 
Investimento: inscrição R$120,00 e 10 parcelas de 350,00 ( no boleto ou pix ) 
 

Coordenação geral : Profº Drº  Matheus Francoy Alpes ( crfa 2- 20067)

Corpo Docente : 

Prof Dr Matheus Francoy Alpes (CRFa 2 – 20067) – Graduado em Fonoaudiologia (2016) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP/USP. Aperfeiçoamento em Linguagem Infantil (2017), Mestrado (2018) e Doutorado (2023) pela FMRP/USP com período-sanduíche (2022) na Universidade do Minho, Portugal. Pós-Doutorado (2023) em Terapia da Fala pela Universidade de Aveiro, Portugal. Atuação clínica, ensino e pesquisa em linguagem.

Profª Drª Maria Gabriela Cavalheiro (CRFa  2 – 18976) – Graduada em Fonoaudiologia (2013) pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB/USP. Mestrado (2016) e Doutorado (2019) pela FOB-USP. Pós-Doutorado em andamento pela UNCISAL. Atuação clínica, ensino e pesquisa em linguagem.

Profª Drª Iara Lorca Narece (CRFa 2 – 14591) – Graduada em Fonoaudiologia (2004) pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB/USP. Mestrado (2007) e Doutorado (2015) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, – EESC/USP com período-sanduíche (2015) na Universidade de Bolonha, Itália. Atuação clínica, ensino e pesquisa em motricidade orofacial e voz.

Profª Ana Carolina Barros (CRFa 2 – 20847) – Graduada em Fonoaudiologia (2019) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP/USP. Residência Multiprofissional em Saúde (2021). Experiência clinica e de ensino em fonoaudiologia neonatal.

Profª Drª Carla Manfredi dos Santos ( CRFa 2-13818) – Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Aprimoramento em Reabilitação de Anomalias Craniofacias (HRAC-USP), Especialização em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e em Psicopedagogia pela Universidade Barão de Mauá, Mestrado e Doutorado em Biociências aplicado à Clínica Médica pela FMRP-USP. Atualmente é docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade de Sorocaba (UNISO). Atua nos casos de disfagia pediátrica e no atendimento a recém-nascidos de alto risco. Possui experiência na realização de exames objetivos da deglutição (videofluoroscopia da deglutição), no diagnóstico e reabilitação dos transtornos da fluência, linguagem oral e escrita em crianças e adolescentes.

Planejamento Terapêutico de Escolares com Transtornos Específicos de Aprendizagem

1. Definição e organização de um planejamento terapêutico

2. Checklist para observância dos critérios diagnósticos dos transtornos específicos de aprendizagem

3. Seleção de estratégias e programas estruturados de acordo com os tipos, modelos e níveis de intervenção

4. Monitoramento de progresso do escolar por meio do uso de medidas repetidas de avaliação durante o processo de intervenção.

Público alvo : Equipe Multidisciplinar

Profa. Dra. Simone Capellini

Introdutório ao PODD – Curso Presencial – São José do Rio Preto/SP

O Workshop Introdutório ao PODD garante certificação internacional emitido pelo CPEC (Cerebral Palsy Educational Centre) e é indicado a profissionais das áreas da saúde e educação, além de familiares de pessoas com necessidades complexas de comunicação.

Com programação dividida em dois dias (16 horas de curso), o workshop tem formato presencial e aborda o sistema PODD tanto em baixa quanto em alta tecnologia para uma comunicação autêntica e efetiva, incluindo:

  • organização de vocabulário;
  • paginação;
  • design;
  • diferentes estratégias de acesso;
  • personalização para necessidades individuais.

O Workshop Introdutório ao PODD também discute a importância do input receptivo de linguagem e como criar um ambiente propício ao aprendizado da linguagem; o uso de recursos de modelos genéricos de PODD para produzir livros de comunicação personalizados; as estratégias de ensino e aprendizagem para implementar o sistema PODD de Comunicação Alternativa.

Profª Alessandra Buosi :  Graduação em Fonoaudiologia pela Unesp em 1996.
Intercâmbio no setor de Fonoaudiologia na Universidade da Flórida.
Aperfeiçoamento em transtornos de aprendizagem.
Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.
Formação como PODD Presenter Brasil com Gayle Porter,  fonoaudióloga australiana criadora do método.

ESPECIALIZAÇÃO EM AUDIOLOGIA

Coordenação : Profa Dra Andrea Petian  ( CRFa 2 – 8467) . Especialista em Audiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Fonoaudiologia do Trabalho pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua na área de Saúde Auditiva do Trabalhador, fundamentalmente com Assessoria, Implantação, Desenvolvimento e Aprimoramento de Programas de Prevenção de Perdas Auditivas e Diagnóstico Audiológico. Ministra cursos, aulas e palestras nestas áreas.

Programação

1. Anatomia , Fisiologia e Patologias do Sistema Auditivo;

2. Audiologia Infantil I ;

3. Audiologia Infantil II;

    4. Física Acústica ;

    5.Audiologia Clínica I

    ;6.Audiologia Clínica II;

    7.Avaliação do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico;

    8. Otoneurologia – Avaliação ;

    9. Otoneurologia – Reabilitação;

    10. Processamento Auditivo Central – Avaliação;

    11.Processamento Auditivo Central – Intervenção;

    12.Audiologia Ocupacional e Saúde do Trabalhador I ;

    13. Audiologia Ocupacional e Saúde do Trabalhador II ;

    14. Pericia em Audiologia ;

    15. Implantação de PCA;

    16. Aparelhos de Amplificação Sonora Individual I;

    17. Aparelho de Amplificação Sonora Individual II;

    18. Atuação do Fonoaudiólogo no Tratamento do Zumbido;

    19.Implante Coclear ;

    20. Etica , bioética ; Biossegurança e Acessibilidade no atendimento ao paciente com Deficiência.

    21. Marqueting Digital para Profissionais da Saúde , Carreira e Liderança;

    22. Reabilitação Auditiva no Implante Coclear e na Deficiência Auditiva ;

    23.Teleatendimento em Fonoaudiologia;

    24.Legislação e Saúde Auditiva do Trabalhador ;

    25. Desenvolvimento de Programas de Saúde Auditiva ( bebês , crianças , escolares , adultos e idosos )no contexto da Saúde Coletiva.

    Curso Online – ao Vivo com o Professor.

    Será realizado pela plataforma Zoom. As aulas serão gravadas para estudo e revisão de conteúdo.

    25 módulos  – uma sexta e um sábado por mês – 375 horas / aula e 60 horas de estudo dirigido , no total de 435 horas .