Cursos

Como funcionam nossos cursos?

Plano Terapêutico e Técnicas de Intervenção em Autismo Infantil

1. Compreendendo as funções executivas;
2. Funções executivas x linguagem; 
3. A avaliação fonoaudiológica; 
4. Plano de intervenção multidisciplinar; 
5. Ecolalia;
6. Habilidades sociais.

 

Profª Juliana Rocha ( CRFª 4-9384)

Vectoeletronistagmografia para iniciantes

Programa:

  • Introdução à Anatomofisiologia do Aparelho Vestibular;
  • Principais doenças labirínticas;
  • Estudo dos movimentos oculares – nistagmos;
  • Provas oculomotoras e provas vestibulares;
  • Prova calórica;
  • Exercícios para predomínio labiríntico ou predominância direcional;
  • Pesquisa de nistagmo por vibração;
  • Head Shaking Test;
  • Raciocínio Clínico para conclusão do laudo vestibular funcional;
  • Vídeo de cada etapa da avalição vestibular – vectonistagmografia;
  • Discussão de casos clínicos – Plantão de dúvidas.

Eloisa Sartori Franco:  Doutora em Ciências – Saúde da Criança e do Adolescente – UNICAMP; Mestre em Fonoaudiologia – PUC-SP; Especialista em Audiologia – CFFa; Fonoaudióloga – PUCCAMP.

Aprimoramento em Transtorno do Espectro do Autismo 

Programa : 

1.  Introdução ao TEA: histórico e características

2. Escalas de avaliação no TEA

3. Caracterização de linguagem e avaliação Fonoaudiológica no TEA

4. Características sensoriais e motoras no TEA

5. Seletividade alimentar no TEA

6. Princípios da ABA aplicada ao TEA e estratégias de manejo de comportamento

7. Aspectos sócio-cognitivos e regulação emocional no TEA

8. Intervenção Fonoaudiológica nos TEA

9. Atuação Interdisciplinar no TEA: família e escola

10. Discussão de casos e Atualização científica em TEA

10 módulos – um sábado por mês

Público alvo : Equipe Multidisciplinar 

Coordenação :

Thaís Helena F. Santos – CRFa 2-17019
Fonoaudióloga pela Santa Casa/SP
Especialista em Distúrbios Psiquiátricos da Infância pelo HC-FMUSP
Mestre em Ciências da Reabilitação pela FMUSP
Doutora em Ciências pela FMUSP com período sanduíche na Seton Hall University – NJ/USA
Pós-doutoranda – FMUSP
Terapeuta DIR/Floortime pela Profectum Institute
Fonoaudióloga e proprietária da Clínica Continuum em SP

FOTOBIOMODULAÇÃO TRANSCRANIANA

Programa do Curso : 

  • Neurofisiologia;
  • Mecanismo de ação da terapia de Fotobiomodulação no tecido cerebral;
  •  Modulação no Sistema nervoso central com a terapia de Fotobiomodulação; Discussão de estudos;
  • Fotobiomodulação nos pacientes neurológicos;
  • Estimulo cognitivo;
  • Fotobiomodulação Transcraniana e  sua relação com a Fonoaudiologia; Parâmetros dosimétricos.

Com a Profª Mestre Luciana Paes Torres ( CRFa 2-  7336)

INSTALAÇÃO  DOS FONEMAS /l/, /r/, /k/, /g/, /s/, /z/ e GRUPO com /l/ e /r/

OBJETIVO:

Comprovar a importância dos exercícios miofuncionais para otimizar a instalação dos fonemas /l/, /r/ e grupo, /k/, /g/, /s/ e /z/, trazer mais possibilidades de inovar as terapias dos fonoaudiólogos com materiais novos que que utilizo nas terapias de MO e Fala, que levam o paciente a aderir à terapia, diminuindo o tempo de tratamento e evitando recidivas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Sistema sensorial e sua relação com a instalação de fonemas;
  • Fatores importantes a serem considerados antes de iniciar a instalação de fonemas;
  • Órgãos fonoarticulatórios passivos e ativos;
  • Nervo facial quando e como estimular nos casos de instalação de fonemas;
  • Músculos e estratégias importantes para a instalação dos fonemas /l/ e /r/
  • Músculos e estratégias importantes para a instalação do grupo com  /l/ e /r/
  • Músculos e estratégias importantes para a instalação dos fonemas  /k/ e /g/
  • Músculos e estratégias importantes para a instalação dos fonemas  /s/ e /z/
  • Materiais e exercícios miofuncionais para otimizar a instalação dos fonemas /l/ e / r/
  • Materiais e exercícios miofuncionais para otimizar a instalação do grupo com  /l/ e / r/
  • Materiais e exercícios miofuncionais para otimizar a instalação dos fonemas /k/ e /g/
  • Materiais e exercícios miofuncionais para otimizar a instalação dos fonemas /s/ e / z/
  • Videos 3D de como são produzidos os fonemas e grupos acima descritos

Com a Profª Fgª Patrícia Faro ( crfa 2 – 5167) 

Comunicação em Mídias Sociais: um passo a passo para se posicionar profissionalmente no Instagram

1 – Fundamentos da Comunicação Estratégica

• Conceitos de comunicação estratégica

• Posicionamento e construção de autoridade

• Persona, voz e tom de marca

2 – Branding Pessoal e Posicionamento Profissional

• Posicionamento como especialista

• Bio estratégica no Instagram

• Pilares e coerência de conteúdo

3 – Conteúdo que Conecta e Converte

• Tipos de conteúdo (educacional, inspiracional, promocional)

• Gatilhos e narrativa para engajamento

• Storytelling no Instagram

4 – Estratégias e Ferramentas de Crescimento

• Uso estratégico de Reels, Stories e Lives

• Planejamento e calendário de conteúdo

• Análise de métricas e ajustes de rota

5 – Da Visibilidade à Monetização

• Atração de oportunidades e parcerias

• Vendas de serviços e produtos

• Construção de comunidade e fidelização

Cassia Pardo-Fanton, Mestre em Comunicação pela USP, uso a tecnologia e a intertextualidade para através das redes sociais, representar marcas e profissionaisda área da saúde.Docente em Universidades por 7 anos e  vasta experiência em Ensino da Comunicação Verbal e Não Verbal utilizando tecnologias e mídias sociais.Há 3 anos me dedico exclusivamente a estudar e praticar o desenvolvimento ecriação de conteúdos digitais com o foco em desenvolvimento de marcas econstrução de comunidades digitais

Introdutório ao PODD – Curso Presencial 

O Workshop Introdutório ao PODD garante certificação internacional emitido pelo CPEC (Cerebral Palsy Educational Centre) e é indicado a profissionais das áreas da saúde e educação, além de familiares de pessoas com necessidades complexas de comunicação.

Com programação dividida em dois dias (16 horas de curso), o workshop tem formato presencial e aborda o sistema PODD tanto em baixa quanto em alta tecnologia para uma comunicação autêntica e efetiva, incluindo:

  • organização de vocabulário;
  • paginação;
  • design;
  • diferentes estratégias de acesso;
  • personalização para necessidades individuais.

O Workshop Introdutório ao PODD também discute a importância do input receptivo de linguagem e como criar um ambiente propício ao aprendizado da linguagem; o uso de recursos de modelos genéricos de PODD para produzir livros de comunicação personalizados; as estratégias de ensino e aprendizagem para implementar o sistema PODD de Comunicação Alternativa.

Profª Alessandra Buosi :  Graduação em Fonoaudiologia pela Unesp em 1996.
Intercâmbio no setor de Fonoaudiologia na Universidade da Flórida.
Aperfeiçoamento em transtornos de aprendizagem.
Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.
Formação como PODD Presenter Brasil com Gayle Porter,  fonoaudióloga australiana criadora do método.

Neuropsicologia do TDAH : Contribuições na Avaliação e Intervenção

Descrição do Curso:

Participe do nosso curso voltado para profissionais da saúde e educadores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Este curso oferece uma visão abrangente sobre as questões relacionadas à maturação cerebral, explorando como os achados neuropsicológicos se relacionam com o TDAH. 

Conteúdo Programático:

 Maturação Cerebral e TDAH;

  • Entenda o desenvolvimento neuropsicológico e suas implicações no TDAH, com foco na escolha de instrumentos de avaliação;

Sintomatologia do TDAH:

  •  Aprenda sobre os sintomas centrais e acessórios apresentados por crianças e adolescentes com TDAH e conheça as comorbidades psiquiátricas e clínicas associadas para um melhor diagnóstico e intervenção.

Intervenção:

  • Aprofunde-se em estratégias de intervenção clínica e educacional, fundamentadas em teorias da neuropsicologia e nas Terapias Cognitivo-Comportamentais, visando oferecer estratégias práticas para o manejo do TDAH, respeitando sua formação.

Profª Drª Graziele Kerges Alcântara

Avaliação e Diagnóstico no Transtorno do Espectro do Autismo – TEA

Profª  Drª  Thaís Helena F. Santos (CRFa 2 – 17019)

✓ Terminologia do TEA;

✓ Historicidade do TEA;

✓ Bases comportamentais;

✓ Critérios diagnósticos;

✓ Instrumentos de avaliação;

✓ Avaliação fonoaudiológica;

✓ Interações multidisciplinares, família e escola.

Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico – PEATE – Passo a Passo

  • Definição , origem neural e aplicação clínica ;
  • Passo a passo – técnica do exame – parâmetros de aquisição, interpretação e modelos de resposta ;
  • Uso de diferentes estímulos click e tone burst ;
  • Técnica convencional VA/VO e automática ;
  • Apresentação de casos clínicos e laudos de exame ;
  • Uso do potencial evocado auditivo de tronco encefálico, PEATE em recém nascidos – Triagem Auditiva Neonatal.

Coordenadora : Profª Drª Ana Cláudia F. Frizzo

Atualização Fonoaudiológica em Comunicação e Cognição nas Demências

  • Definição e taxonomia das demências
  • Triagem e avaliação cognitiva nas demências, com foco em linguagem
  • Abordagens de intervenção linguístico-cognitivas e de comunicação para o Fonoaudiólogo em todas as fases das demências

Profa. Dra. Juliana Onofre de Lira (Crfa 5-12943-2)

Princípios e Aplicação Clínica na Reabilitação Vestibular

Eloisa Sartori Franco: Doutora em Ciências – Saúde da Criança e do Adolescente – UNICAMP; Mestre em Fonoaudiologia – PUC-SP; Especialista em Audiologia – CFFa; Fonoaudióloga – PUCCAMP.

Programa:

  • Contribuição fonoaudiológica na tontura ;
  • Conceitos de Neuroplasticidade ;
  • Mecanismos de Compensação Vestibular ;
  • Principais técnicas de reposicionamento de otólitos para vertigens posicionais – VPPB ;
  • Descrever os achados com o protótipo de labirinto – canalitíase e cupulolitíase ;
  • Protocolos de Reabilitação Vestibular – dos tradicionais aos personalizados ;
  • Reabilitação Vestibular Cognitiva – dupla tarefa, terapia multimodal, atenção plena ;
  • Reabilitação Vestibular na vertigem crônica ;
  • Reabilitação Vestibular na vertigem central ;
  • Posturografia : plataforma de reabilitação ;
  • Uso de tecnologia na Reabilitação Vestibular : jogos interativos, realidade visual ;
  • Abordagens Digitais na Reabilitação Vestibular : TV, Youtube ;
  • Quando dar alta terapêutica ;
  • Vídeos de sessões terapêuticas – acervo pessoal ;
  • Discussão de casos – acervo pessoal.

Laser em M.O.

Objetivos gerais:
 

  • Promover a formação contínua e aperfeiçoar a prática profissional dos alunos na área da motricidade orofacial
  • Manter o aluno atualizado no que se refere às novidades e últimos avanços na fonoaudiologia
  • Apresentar os mais recentes recursos terapêuticos em LASER de baixa frequência
  • Como e quando utilizar este recurso para atingir a melhor performance muscular e funcional de cabeça e pescoço
  • Objetivos específicos:
  • Potencializar a autonomia e segurança do aluno para a realização do tratamento utilizando os novos recursos terapêuticos
  • Incitar a capacidade de auto-avaliação de condutas e decisões clínicas a serem tomadas pelo aluno, aguçando a sua visão clínica e capacitando-o a identificar situações que possam induzi-lo ao erro
  • Como utilizar estes recursos nos casos de  motricidade orofacial

Conteúdo programático :

  • .Luzes vermelha e infravermelha: introdução e revisão 
  • Fotobiomodulação:drenagem, cicatrização, reparação tecidual, muscular, dos nervos, analgesia e performance muscular 
  •  LASER sistêmico e suas aplicabilidades 
  • Apresentação de casos clínicos 
  • Áreas de atuação: paralisia facial, DTMs, ronco, pós cirurgia ortognática, LASERterapia sistêmica baseado em raciocínio clinico para os casos  de assimetrias faciais, DTMs, paralisia facial, nevralgia do trigêmeo, ronco, cirurgia ortognática, parestesia, respirador oral, estética, durante ou pós tratamento ortodôntico ou ortopédico funcional, na analgesia e performance muscular 
  • Exercícios miofuncionais e funções dos sistema estomatoglossognático: melhora da performance com fotobiomodulação com o objetivo de equilíbrio de forças musculares de cabeça e pescoço, baseado em raciocínio clínico

Profª Fgª Patrícia Faro  CRFa:​2-5167

Descomplicando a Motricidade Orofacial de Crianças com T21 : Da Estimulação Precoce à Fala

  • Avaliação : classificação e características da síndrome;
  • Características fenotípicas, orgânicas e funcionais;
  • Características cognitivas e interacionais;
  • Alterações do sistema estogmático : tônu, postura, sensibilidade e mobilidade;
  • Alterações das funções neurovegetativas : respiração, sucção, mastigação e deglutição;
  • Características de linguagem e aquisição de fala;
  • Terapia fonoaudiológica – da avaliação à intervenção terapêutica.

Profª Fgª Silva C. Marra ( CRFA 2-5870)

Bandagem Elástica para Fonoaudiólogos – Básico

CH 20h


1. Bandagens elásticas e outras bandagens.
2. Esparadrapoterapia e Método Kinesio Taping
3. Tipos de peles e cuidados específicos.
4. Indicações e contra indicações para o uso de bandagem?
5. Conservação e armazenamento da bandagem para a utilização adequada do recurso. 
6. Fundamentação baseada em evidências.
7. Modelo de aplicação muscular:
7.1. Facilitação para mobilização da mímica facial
7.2. Facilitação para o vedamento labial
7.3. Inibição e facilitação da musculatura mastigatória
7.4. Inibição e facilitação da cintura escapular

Fga. CKTP Juliana Neves
CRFa 2-9086-1

Laserterapia aplicada a Fonoaudiologia

PROGRAMAÇÃO

 1. BASES DA FOTOTERAPIA

– Introdução Histórica da Laserterapia

– Interação do Laser com o Tecido Biológico

– Mecanismo de Ação da Laserterapia

– Terapia com Fotobiomodulação – TFBM

– Parâmetros Dosimétricos

– LASER x LED

– Biossegurança na Utilização do Laser e LED

2. TFBM APLICADA

– Perspectivas da Pesquisa e Evidência Científica

– Fotoneuromodulação – Modulação de neurônios com Laserterapia

– Abordagem da Fotobiomodulação na Dor Aguda e Crônica

– Fotobiomodulação para Melhora da Performance muscular

– Pós-Operatório de Cirurgias com Fotobiomodulação 

– Efeito anti-inflamatório

– Efeito Anti-edematoso

– Reparação Tecidual

– Estimulação de linfonodos

3. IRRADIAÇÃO INTRAVASCULAR DO SANGUE COM LASER – ILIB

 Efeitos Sistêmicos e Hemodinâmicos do ILIB

4. Casos Clínicos e direcionadores clínicos na pratica Fonoaudiológica:

– Motricidade oral

– Voz

– Disfagia

– Trismo

– DTM

– Xerostomia e sialorréia

– Pós-operatórios da cirurgia ortognática

– Paralisia facial

– Parestesia

-Neuralgia do Trigêmio

Ministrante : Fga. Luciana Paes Torres

Mestre na estimulação na primeira infância

Capacitação em Laserterapia

Fonoaudióloga hospitalar e atendimento em Home Care .

ESPECIALIZAÇÃO EM AUDIOLOGIA

Coordenação : Profa Dra Andrea Petian  ( CRFa 2 – 8467) . Especialista em Audiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Fonoaudiologia do Trabalho pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua na área de Saúde Auditiva do Trabalhador, fundamentalmente com Assessoria, Implantação, Desenvolvimento e Aprimoramento de Programas de Prevenção de Perdas Auditivas e Diagnóstico Audiológico. Ministra cursos, aulas e palestras nestas áreas.

Programação 
1.Anatomia , Fisiologia e Patologias do Sistema Auditivo;
2. Audiologia Infantil I ;
3. Audiologia Infantil II;
4.Física Acústica ;
5.Audiologia Clínica I;
6.Audiologia Clínica II;
7.Avaliação do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico;
8. Otoneurologia – Avaliação ;
9. Otoneurologia – Reabilitação;
10.Processamento Auditivo Central – Avaliação;
11.Processamento Auditivo Central – Intervenção;
12. Audiologia Ocupacional e Saúde do Trabalhador I ;
13 . Audiologia Ocupacional e Saúde do Trabalhador II ;
14.Pericia em Audiologia ;
15.Implantação de PCA;
16.Aparelhos de Amplificação Sonora Individual I;
17.Aparelho de Amplificação Sonora Individual II;
18.Atuação do Fonoaudiólogo no Tratamento do Zumbido;
19.Implante Coclear ;
20.Etica , bioética ; Biossegurança e Acessibilidade no atendimento ao paciente com Deficiência.
21.Marqueting Digital para Profissionais da Saúde , Carreira e Liderança;
22.Reabilitação Auditiva no Implante Coclear e na Deficiência Auditiva ;
23.Teleatendimento em Fonoaudiologia;
24.Legislação e Saúde Auditiva do Trabalhador ;
25. Desenvolvimento de Programas de Saúde Auditiva ( bebês , crianças , escolares , adultos e idosos )no contexto da Saúde Coletiva.

curso Online – ao Vivo com o Professor 
Será realizado pela plataforma Zoom.
As aulas serão gravadas para estudo e revisão de conteúdo.
25 módulos  – uma sexta e um sábado por mês – 375 horas / aula e 60 horas de estudo dirigido , no total de 435 horas .
sexta das 18 às 22 h e sábado das 8 às 12 e das 13 às 17 h 

Grupo de Estudos em Transtornos Específicos de Aprendizagem – com a Profª Drª Simone Capellini

Objetivo: aprofundar o conhecimento técnico-científico sobre avaliação e intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem utilizando como metodologia a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).

Programa:

1)      Da identificação precoce ao diagnóstico dos transtornos específicos de aprendizagem: o que observar e o que avaliar. Discussão sobre o mapeamento das habilidades de leitura e de escrita e o monitoramento do progresso do paciente.

2)      Avaliação diagnóstica: discussão sobre os procedimentos de rastreio e avaliação da leitura e da escrita.

3)      Modelos de intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem: como planejar e utilizar as práticas baseadas em evidência no processo interventivo.

4)      Análise de tarefas: seleção das estratégias e dos programas de estimulação e intervenção para a intervenção com os transtornos específicos de aprendizagem.

Obs: Todo o conteúdo será abordado a partir da apresentação e discussão de casos clínicos.

Profª Drª Simone Capellini 

APRIMORAMENTO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA – Inscrição

  • Ênfase em avaliação e reabilitação 
  • Linguagem oral: atraso de linguagem e TDL
  • Linguagem oral: transtorno dos sons da fala
  • Alterações de fala de origem fonética e motricidade orofacial
  • Deficiência intelectual e T21
  • TEA
  • Transtornos motores da fala e apraxia de fala
  • Gagueira 
  • PAC nas demandas de linguagem oral e escrita
  • Seletividade alimentar
  • Aplicação de protocolos clínicos

Duração : 10 meses ( um sábado por mês ) das 8 às 12 h e das 13 :30 às 17 :30 h 
On-line ao vivo . Início  22/Fevereiro 
Com certificado, material de apoio e revisão das aulas gravadas ) 
Investimento: inscrição R$120,00 e 10 parcelas de 350,00 ( no boleto ou pix ) 
 

Coordenação geral : Profº Drº  Matheus Francoy Alpes ( crfa 2- 20067)

Corpo Docente : 

Prof Dr Matheus Francoy Alpes (CRFa 2 – 20067) – Graduado em Fonoaudiologia (2016) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP/USP. Aperfeiçoamento em Linguagem Infantil (2017), Mestrado (2018) e Doutorado (2023) pela FMRP/USP com período-sanduíche (2022) na Universidade do Minho, Portugal. Pós-Doutorado (2023) em Terapia da Fala pela Universidade de Aveiro, Portugal. Atuação clínica, ensino e pesquisa em linguagem.

Profª Drª Maria Gabriela Cavalheiro (CRFa  2 – 18976) – Graduada em Fonoaudiologia (2013) pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB/USP. Mestrado (2016) e Doutorado (2019) pela FOB-USP. Pós-Doutorado em andamento pela UNCISAL. Atuação clínica, ensino e pesquisa em linguagem.

Profª Drª Iara Lorca Narece (CRFa 2 – 14591) – Graduada em Fonoaudiologia (2004) pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB/USP. Mestrado (2007) e Doutorado (2015) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, – EESC/USP com período-sanduíche (2015) na Universidade de Bolonha, Itália. Atuação clínica, ensino e pesquisa em motricidade orofacial e voz.

Profª Ana Carolina Barros (CRFa 2 – 20847) – Graduada em Fonoaudiologia (2019) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP/USP. Residência Multiprofissional em Saúde (2021). Experiência clinica e de ensino em fonoaudiologia neonatal.

Profª Drª Carla Manfredi dos Santos ( CRFa 2-13818) – Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Aprimoramento em Reabilitação de Anomalias Craniofacias (HRAC-USP), Especialização em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e em Psicopedagogia pela Universidade Barão de Mauá, Mestrado e Doutorado em Biociências aplicado à Clínica Médica pela FMRP-USP. Atualmente é docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade de Sorocaba (UNISO). Atua nos casos de disfagia pediátrica e no atendimento a recém-nascidos de alto risco. Possui experiência na realização de exames objetivos da deglutição (videofluoroscopia da deglutição), no diagnóstico e reabilitação dos transtornos da fluência, linguagem oral e escrita em crianças e adolescentes.

Imersão em Audiologia Ocupacional e Saúde do Trabalhador

  • Audilogia Tonal e Mascaramento ;
  • Normas Regulamentadoras ;
  • Programa de Conservação Auditiva ;
  • Epidemiologia e Saúde Coletiva ;
  • Efeitos dos Riscos Químicos no Sistema Auditivo;
  • Empreendedorismo ;
  • Gerencialmento de EPI Auricular ;
  • Direito Trabalhista ;
  • Perícia em Audiologia.

Coordenação Profª Andrea Petian ( crfa 2-8467) 

On-line ao vivo 

10 encontros – 60 h aula 

Um sábado por mês das 9h às 12 h e das 13h às 16 h 

Inscrição 100,00 e 10 parcelas ( pix ou boleto ) de 340,00

Previsão e Início em 29 de Março/25.